2013 / 2014

Continuo em modo "formal"...

 

Prática letiva

Desenvolveu-se em duas vertentes simultâneas a partir do mês de fevereiro, altura em que foi criado o CQEP (Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional) da ES Cacilhas Tejo. Inicialmente, enquanto professor da disciplina de Geografia do Ensino Regular, com uma turma de 10ª ano, duas de 11º ano e uma de 12º ano. Após aquela data a minha prática letiva na disciplina de Geografia restringiu-se a uma turma de 11ºano (que mantive em continuidade pedagógica), enquadrado pelo grupo de recrutamento ao nível da reflexão conjunta sobre os processos e metodologias de ensino e avaliação das aprendizagens, bem como da produção de recursos e instrumentos, função que acumulei com a de TORV (Técnico de Orientação, Reconhecimento e Validação de competências) no CQEP.

 

Atividades promovidas

Para além do serviço letivo no ensino regular, saliento a estruturação do funcionamento do CQEP, não só ao nível administrativo mas, sobretudo ao nível do enquadramento nas novas funções, uma vez que a minha experiência na anterior equipa do CNO se desenvolveu sobretudo enquanto formador de Cidadania e Profissionalidade. Tive necessidade promover a minha adaptação a novas funções, bem como ao novo âmbito de intervenção e missão do CQEP. Enquanto membro da equipa, fui encarregue da conceção, manutenção e dinamização do website da instituição, cujo endereço é http://cqepcacilhas.wix.com/escacilhastejo .

Integrei a equipa de Coordenação dos Cursos Científico-humanísticos, onde tive uma participação ativa na implementação de algumas medidas tomadas no sentido de assegurar a articulação entre os objetivos de cada curso, potenciar o trabalho colaborativo que promova a melhoria dos resultados dos alunos e promover a reflexão sobre a alteração de práticas necessárias à melhoria dos resultados. De acordo com o relatório de atividades final, “Durante o presente ano letivo, as atividades desenvolvidas por esta estrutura de coordenação intermédia permitiu diagnosticar alguns problemas e promoveu a reflexão sobre algumas práticas pedagógicas”.

Promovi a candidatura de uma lista de representantes dos Professores ao Conselho Geral da Escola que, sujeita a um processo eleitoral, entrou em funções em janeiro de 2013.

Embora fora do âmbito da ES Cacilhas-Tejo, saliento também a dinamização de uma comunidade de prática/partilha entre professores, “Geoestratégias, Educação para a Cidadania Global” (https://www.facebook.com/geoestrategias).

 

Análise dos resultados obtidos

Mais uma vez foi um ano de transição com o reinício da atividade no âmbito da Educação e Formação de Adultos, embora em funções diversas das de formador. Creio ter dado um contributo relevante na estruturação do CQEP de Cacilhas.

Ao nível da lecionação da disciplina de Geografia, penso que os resultados são significantes – a turma de 11º ano, com que trabalhei nos dois últimos anos consecutivamente, teve 100% de sucesso no exame nacional de Geografia.

 

Contributo para os objetivos e metas fixados no Projeto Educativo

Penso ter contribuído positivamente quer para a as metas definidas no Projeto Educativo, ao nível do sucesso escolar dos alunos e da promoção de uma cidadania ativa, quer para a diversificação da oferta educativa da Escola e da sua afirmação como polo de desenvolvimento local. Participei ativamente em todas as tarefas inerentes à vida escolar nas diferentes dimensões e escalas de participação – Centro Para a Qualificação e Ensino Profissional, Grupo de Recrutamento 420, Departamento de Ciências Sociais e Humanas e Escola e Coordenação dos Cursos Científico-humanísticos e Conselho Geral da Escola.

 

Formação realizada e seu contributo para a melhoria da ação educativa

Não frequentei nenhuma ação de formação formal, mas saliento o esforço de autoformação que desenvolvi, sobretudo no que diz respeito à orgânica do CQEP e às novas funções de TORV.