autodiagnóstico
FORÇAS - os meus pontos fortes que podem potenciar o meu desempenho
- Identificação com o espírito e missão do Programa Novas Oportunidades;
- Sentido de serviço público;
- Experiência profissional longa e diversificada (nomeadamente em Educação e Formação de Adultos);
- Conhecimento dos princípios básicos da Pedagogia e da Andragogia;
- Boa capacidade de planificação, operacionalização e regulação do ensino/aprendizagem;
- Capacidade de adaptação e disponibilidade para a mudança;
- Domínio da utilização educativa das TIC;
- Frequência do Mestrado em TIC e Educação;
- Cultura geral relativamente ampla e diversificada;
- Capacidade de aprendizagem;
- Iniciativa e empreendedorismo.
FRAQUEZAS - os meus pontos fracos que podem influenciar negativamente o meu desempenho
- Dispersão de interesses e atividades;
- Desmotivação face à deficiente qualidade de trabalho de alguns formandos;
- Deficiente adaptação a tarefas rotineiras;
- Dificuldade de ambientação em grandes audiências.
OPORTUNIDADES - fatores ambientacionais favoráveis ao meu desenvolvimento profissional
- Boas condições de trabalho em termos de salas e equipamentos ;
- Muito bom ambiente de trabalho entre a equipa do CNO Cacilhas;
- Dinâmica da equipa pedagógica e desenvolvimento de um trabalho colaborativo;
- Respeito pela autonomia e fomento da liberdade com responsabilidade profissional;
- Interesse e pertinência do Refencial de Competências-chave de Educação e Formação de Adultos.
AMEAÇAS - fatores ambientacionais que podem ser um obstáculo ao meu desenvolvimento profissional
- Não existência de outro(s) formador(es) de CP na equipa do CNO Cacilhas que permita o confroto de ideias;
- Excessivo volume de trabalho;
- Atitude preconceituosa, estereotipada e destrutiva de muitos professores e de muitos elementos da sociedade, face ao Programa Novas Oportunidades, em geral, e ao Processo de RVCC, em particular.
Uma análise sumária permite verificar que o maior número de ocorrências se distribui pelos quadrantes FORÇAS e OPORTUNIDADES, ou seja, os fatores favoráveis a um desempenho profissional com elevados níveis de proficiência, são em maior número que os obstáculos. O ambiente é favorável, o resto depende de mim...
________________________________________________________________
Menu do Portfolio de Avaliação de Desempenho Docente:
Atividade profissional desenvolvida
- Dimensaão profissional, social e ética
- Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem
- Participação na escola e relação com a comunidade educativa
- Desenvolvimento e formação profissional ao longo da vida
Contributo para os objetivos e metas da Escola
Análise pessoal e balanço sobre as atividades letivas e não letivas
Formação realizada e seus benefícios para a prática letiva