Metodologias de Investigação I

 

Análise crítica de uma investigação em educação

Este documento, constitui o trabalho final da Unidade Curricular de Metodologias de Investigação I. Tendo em consideração as orientações dadas pelos docentes, designadamente seleccionar um artigo de investigação em educação que contivesse uma componente empírica de recolha e análise de dados. Ainda de acordo com as orientações dadas, centrei a análise sobre a dimensão metodológica do artigo, em detrimento do conteúdo.

Três razões fundamentais estão na origem da minha escolha. A primeira, relaciona-se com o interesse pessoal pela integração curricular das tecnologiasl. A segunda prende-se com a contemporaneidade do tema, no actual contexto do Plano Tecnológico para a Educação. A terceira, decorre da curiosidade na comparação dos resultados obtidos pelo estudo consubstanciado no artigo, com a minha própria constatação e análise do fenómeno.

 

 

Reflexão pessoal sobre o percurso de aprendizagem na Unidade Curricular

O nome da unidade curricular é esclarecedor quanto aos conteúdos abordados. Não sendo, de facto dos mais desafiantes e interessantes, reconheço a importância da sua abordagem para um aspirante a investigador, como é o meu caso.
A disciplina constituiu sobretudo um espaço e tempo de reflexão sobre questões inevitáveis quando se pretende efectuar um estudo com rigor científico e com resultados que possam contribuir positivamente para a construção de conhecimento em qualquer área. Tratou-se, no entanto de uma abordagem geral em que saliento como mais importantes, do ponto de vista pessoal, os seguintes pontos:
   1. Principais paradigmas na investigação em educação
   2. Escolha e adequação de uma metodologia de investigação em educação
   3. Desenvolvimento de um processo de investigação em educação
   4. Processos de recolha e tratamento de dados
   5. Ética e deontologia na investigação em educação
   6. Normas para a produção e divulgação de um texto de carácter científico
Se os primeiros quatro não constituíram para mim uma novidade em absoluto, a sua abordagem representou uma oportunidade de recordar conceitos, modelos e métodos que, em virtude de não fazerem parte do meu quotidiano profissional, tendem a ficar nebulosos. Acompanhei com especial interesse o ponto que assinalei em quinto lugar, que me parece representar um questão crucial relativamente ao impacto que uma investigação pode ter, ou não, na melhoria efectiva das nossas escolas e, por inerência, da nossa sociedade. Trata-se portanto de uma questão de cidadania que, enquanto profissional da educação/formação e enquanto cidadão que quer participar activa e responsavelmente no nosso futuro comum, me preocupa bastante. Finalmente o último ponto; sendo, na minha perspectiva, o mais fastidioso, era em simultâneo o mais desconhecido e, portanto, útil e necessário!
Em conclusão, justifica-se plenamente a presença desta unidade no currículo, tendo contribuído, no meu caso pessoal, para novas aprendizagens, para a consolidação de aprendizagens que já havia feito e para o desenvolvimento de hábitos e métodos de rigor. No entanto, creio que a sua maior utilidade far-se-á sentir quando, dentro de algum tempo, tiver de desenvolver a minha própria investigação...