Ponto final, parágrafo.

27-03-2014 13:02

O email que andei a adiar:

 

Cara Professora Guilhermina,

Como já deve ter calculado, baixei os braços, deixei-me vencer pelo cansaço e, contrariamente a um princípio que habitualmente imponho a mim próprio, desisti; não vou formalizar a minha inscrição para conclusão do Mestrado.

Estive até ao início deste mês na expectativa de decisões superiores que clarificassem a situação no que se à Educação e Formação de Adultos, na qual me envolvi ativamente desde 2002, percurso que foi abruptamente interrompido com o encerramento dos Centros Novas Oportunidades e o termino dos Cursos EFA (pelo menos dos EFA escolares).

A nossa escola é entidade promotora dos atuais CQEP (Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional), sucedâneo dos CNO, e faço parte da equipa mas, dada uma série de restrições legislativas, não nas funções de Formador que exercia anteriormente. De qualquer modo, a atual tutela naquele processo de destruição criativa que o Prof. Sobrinho Simões referiu, conseguiu fazer tudo menos clarificar o rumo que pretende e eu estou a tentar enquadrar-me e encontrar um sentido para a atividade e para a função que estou a exercer presentemente (e que acumulo com a docência no ensino regular…).

Em conclusão, não encontro espaço nem tão pouco motivação intrínseca para dar continuidade ao meu projeto. Aliás, perdoe-me o desabafo, o meu desejo neste momento seria mudar de vida e deixar esta profissão que até há pouco me asseverou grande realização pessoal.

Quero, no entanto, realçar que o percurso de aprendizagem que fiz no IE foi muito importante e proporcionou-me um crescimento interior que muito valorizo e que tenho a certeza contribuiu decisivamente para a minha proficiência enquanto docente. Quero também agradecer sinceramente o seu esforço e empenho durante as aulas bem como no acompanhamento que me proporcionou ao longo do reduzido trabalho que consegui fazer. Quero ainda apresentar-lhe o meu pedido de desculpa se de alguma forma a desiludi.

Finalmente quero desejar-lhe os maiores sucessos pessoais e profissionais, certo de que continuará a contribuir positivamente para a formação inicial e contínua de profissionais de educação.

Com os melhores cumprimentos despeço-me, na expectativa de que, virtualmente ou em presença, continuarei a aprender consigo e com os restantes Professores do IE.

Muito obrigado.

—————

Voltar