
2011 /2012
A avaliação do desempenho docente continua envolta numa nebulosa. Em minha opinião, o atual poder político empenhou-se mais em destruir tudo quanto vinha do passado, em vez de reformular, melhorar, construir algo aproveitando sinergias do debate e experiência resultantes da aplicação do modelo anterior. Creio que a confusão, o desgaste, o cansaço estão instalados na Escola e, por força, também me assola. Por isso, a reflexão que faço do meu desempenho neste período (2011/12), resume-se praticamente à formação contínua que realizei...
Este foi o último ano de serviço regular no Centro Novas Oportunidades. O ministro Nuno Crato vestiu a pele de quem se preocupa com a educação mas não perdeu a oportunidade para a aniquilar, no que diz respeito à nossa população adulta. Acabou por desferir, no final do ano letivo, a estocada com que rematou a sorte da Iniciativa Novas Oportunidades, numa corrida cujo desfecho já se conhecia ainda o matador não tinha pisado a arena.
Educação e Formação de Adultos é coisa que não lhe interessa! Interessa-lhe instruir adultos, ou melhor, formatá-los para que se tornem “úteis”. Interessa-lhe treinar e reproduzir gente acrítica e suficientemente capaz de corresponder às necessidades do mercado. Interessa-lhe adestrar para a qualidade de contribuinte, que as qualidades de pessoa e de cidadão são secundárias. Interessa-lhe o quociente adulto/PIB e nada de humanismo que o desenvolvimento humano pouco contribui para as finanças.
Crato não será o único responsável pelo poder destrutivo da atual ordem, em matéria de educação/formação (e não só!). Embora esta não se explique certamente pela sua debilidade cognitiva, deve-se, sem dúvida, à visão neoliberal, conservadora e mecanicista do papel da Escola, do sistema educativo e do Estado e, sobretudo, à debilidade de carácter de quem atua mais por obediência à ordem instituída que pela convicção fundamentada no estudo aprofundado das questões.
Estamos nas mãos de tecnocratas imaturos que tomam decisões com base numa visão deturpada da vida real e no preconceito ideológico. E isto também é válido para Crato, apesar de ser o ministro que viveu mais tempo!
A iniciativa Novas Oportunidades chegou ao fim da linha. Porém, tenho a certeza de que o meu trabalho, digam o que disserem, e diga quem quer que seja, não foi em vão! Por isso agradeço aos cidadãos+ (como sempre chamei aos formandos no Blogue Cid+) pelo contributo que deram com o seu trabalho, para a minha realização pessoal e profissional. Já que os nossos governantes desvalorizam e menosprezam o nosso trabalho, aquilo que fomos capazes de fazer em conjunto (formandos, formadores e profissionais de RVC) deixa-nos a nossa consciência tranquila e a certeza que não estivemos a perder tempo, nem a “dar” certificados imerecidos…
Sinto-me revoltado, desencantado e triste, mas orgulhoso do trabalho que fui capaz de fazer com os meus colegas e com os formandos.
Entretanto, a formação contínua é isso mesmo, contínua, apesar de todas as pedras no caminho... ou serão mesmo calhaus?!
Formação contínua realizada
Ações/Encontros | Data | Horas | Classificação | Créditos |
Educação e Formação de Adultos - Competências para Operacionalização do Referencial |
Janeiro/maio de 2011 |
35 |
Excelente 10 |
1,4 |
IV Encontro interCNO (CNO de Cacilhas) | Abril de 2011 | 4 | - | - |
Curso de Formação de Formadores Online (Curso de Formação Profissional nível 5) | Abril/julho de 2011 | 136 | 18 | - |
Qualificação nos Centros Novas Oportunidades - caminhos trilhados e percursos futuros | Novembro de 2011 | 15 |
Muito Bom 8,6 |
0,6 |
A Utilização do E-Portefólio como Instrumento Transversal na Educação | Março/abril de 2012 | 20 |
Excelente 10 |
1,6 |