2012 /2013

Estou preguiçoso ou desmotivado? Ou as duas coisas? Este ano deu-me muito que pensar mas vou ficar-me pelo formulário de avaliação "oficial"… pelo menos por agora.

 

Prática letiva

Desenvolveu-se em duas vertentes simultâneas até ao mês de abril, altura em que foi extinto o Centro Novas Oportunidades; enquanto formador de Cidadania e Profissionalidade e enquanto professor da disciplina de Geografia do Ensino Regular e do Ensino Recorrente. Após aquela data a minha prática letiva resumiu-se ao ensino da disciplina de Geografia, sempre enquadrada pelo grupo disciplinar, ao nível da reflexão conjunta sobre os processos e metodologias de ensino e avaliação das aprendizagens, bem como da produção de recursos e instrumentos.

 

Atividades promovidas

A atividade letiva enquanto formador, num sistema que valoriza o primado da autoformação e da aprendizagem sobre o ensino, é diferente da atividade enquanto professor em que o enfoque é efetuado sobre o binómio ensino/aprendizagem. No primeiro caso o trabalho envolve uma componente de trabalho em sala de aula (com grupos de formandos) e uma componente de trabalho individual com cada formando em particular que incide na desocultação, consciencialização e reconhecimento de competências adquiridas em contextos formais, não formais e informais. No segundo, o trabalho é assente no desenvolvimento curricular dos programas da disciplina com turmas de alunos.

Como formador de CP saliento as seguintes atividades: sessões em grupo de descodificação do Referencial de Competências-chave nas quais tentei, em simultâneo, efetuar o levantamento de situações de vida dos formandos passíveis de evidenciar competências de CP e desenvolver estratégias de elaboração das autobiografias reflexivas de modo a que aquelas ficassem inequivocamente evidenciadas; saliento ainda o trabalho individualizado de análise e reformulação das autobiografias reflexivas de cada formando; por fim saliento o processo de formação a distância elaborado com base na comunidade virtual Cid+ (https://cidmais.wordpress.com/), cujas atividades encerraram aquando da extinção do Centro Novas Oportunidades, mas que a esta data conta com 201 641 visitantes, universo incomensuravelmente maior que o total de formandos do CNO Cacilhas.

Ainda enquanto membro da equipa do CNO Cacilhas, coube-me a conceção, manutenção e dinamização do website da instituição (https://cno-cacilhas.webnode.pt/).

Como professor de Geografia saliento as seguintes atividades: lecionação do 10º ano (Ensino Regular e Ensino Recorrente) e do 12º ano (Ensino Regular); saliento ainda o trabalho de formação a distância que efetuei com a turma de 12º ano na comunidade (de acesso reservado) Geogr@fias, na plataforma Facebook, que complementou o trabalho desenvolvido em sala; por fim, saliento a participação no concurso nacional Mini Fórum Solar com uma equipa da turma do 10º ano cujo trabalho foi selecionado para a fase final do concurso, não tendo sido possível participar nessa fase por impossibilidade de calendário de dois dos quatro elementos da equipa.

Para além do serviço letivo propriamente dito, saliento a participação nas atividades promovidas no âmbito do grupo disciplinar, nomeadamente a produção de recursos digitais para integração no website REDEG (recursos educativos digitais para o ensino da geografia) desenvolvido pelo grupo e a disponibilizar brevemente, entre os quais saliento, a título de exemplo, o vídeo “Estudo de Caso em Geografia” (https://www.youtube.com/watch?v=oZ_BflckmF0).

Embora fora do âmbito da ES Cacilhas-Tejo, saliento também a criação de uma comunidade de prática/partilha entre professores, “Geoestratégias, Educação para a Cidadania Global” (https://www.facebook.com/geoestrategias), que não está a ser tão bem sucedida quanto desejava, facto que atribuo aos obstáculos que se colocam aos docentes (em geral) no que se refere ao trabalho colaborativo.

 

Análise dos resultados obtidos

Considero que foi um ano de transição com o reinício de uma atividade letiva – a lecionação da disciplina de Geografia - que interrompi durante mais de uma década, depois de ter passado por diferentes funções ao serviço da Educação. No entanto a adaptação foi fácil, sobretudo no que se refere à relação pedagógica com os alunos, mais do que à dinâmica da vida escolar em geral que me parece dominada por excesso de burocracia ou, pelo menos, um excessivo peso das questões administrativas.

Através das diferentes atividades letivas e não letivas que salientei, creio ter dado um contributo relevante para a Educação e Formação de Adultos e, em particular, para a credibilização do Processo de RVCC de Nível Secundário e do próprio CNO de Cacilhas. De igual forma creio ter contribuído para a aprendizagem da Geografia, tendo alcançado um sucesso de 100% no 12º Ano e de 76% no 10º Ano. No Ensino Recorrente, por força da forma como os módulos capitalizáveis e o inerente processo de ensino foram concebidos, o abandono escolar é avassalador. É, evidentemente, uma resposta educativa que não se adapta aos interesses e necessidades dos alunos/adultos e o meu esforço para sair de um modelo de ensino tradicional baseado na exposição de conteúdos e na avaliação da sua apreensão (desejavelmente da sua aprendizagem) sobretudo, embora não exclusivamente, através de instrumentos do tipo teste escrito, resultou ineficaz para muitos alunos/adultos. No entanto, os que frequentaram os módulos até ao final concluíram-nos com sucesso (na maior parte dos casos), verificando-se progressos evidentes ao nível da perceção do espaço português e da análise geográfica dos fenómenos.

 

Contributo para os objetivos e metas fixados no Projeto Educativo

Penso ter contribuído positivamente quer para a as metas definidas no Projeto Educativo, ao nível do sucesso escolar dos alunos e da promoção de uma cidadania ativa, quer para a diversificação da oferta educativa da Escola e da sua afirmação como polo de desenvolvimento local.

Coorganizei e dinamizei uma visita de estudo com a turma de 10º ano com os objetivos, de, por um lado, estabelecer uma relação entre o currículo e casos de estudo reais e observados in loco e, por outro, de motivar os alunos para a aprendizagem e para a melhoria das relações interpessoais; dessa atividade elaborei um registo vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Iai0ZwiGP1E.

Participei ativamente em todas as tarefas inerentes à vida escolar nas diferentes dimensões e escalas de participação – Centro Novas Oportunidades, Grupo de Recrutamento 420, Departamento de Ciências Sociais e Humanas e Escola.

 

Formação realizada e seu contributo para a melhoria da ação educativa

Frequentei a ação de formação “A prática letiva na aula de geografia: métodos, estratégias e avaliação das aprendizagens”, num total de 25 horas, correspondente a um crédito (que ainda se encontra a decorrer). Como todas as ações de formação, mais do que um tempo de aquisição de conhecimentos foi uma oportunidade de reflexão sobre a minha própria prática e uma oportunidade de encontrar junto dos colegas referências que me ajudam a balizar e a melhorar a minha proficiência enquanto docente. Isto foi muito importante considerando que, como afirmei anteriormente, este foi um ano de transição entre a anterior atividade como formador de CP em Processo RVCC e o reinício da lecionação da disciplina de Geografia.

Por fim creio não dever subvalorizar o esforço de autoformação que desenvolvi, sobretudo no que diz respeito à atualização do conhecimento dos curricula dos diferentes anos de escolaridade e à pesquisa e produção de recursos educativos (nomeadamente os digitais) para apoio/complemento da minha prática letiva.