autodiagnóstico          

Embora a análise SWOT seja um processo para posicionar ou verificar a posição estratégica de uma empresa ou organização no ambiente em que opera, utilizá-la-ei como ponto de partida para o meu autodiagnóstico, tentando identificar os meus pontos fortes e fracos e os do meu contexto profissional.

O ideal seria identificar FORÇAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES e AMEAÇAS no próprio gráfico, o que permitiria uma visão de conjunto, porém questões de natureza técnica não o permitem.

FORÇAS - os meus pontos fortes que podem potenciar o meu desempenho

  • Identificação com o espírito e missão do Programa Novas Oportunidades;
  • Sentido de serviço público;
  • Experiência profissional longa e diversificada (nomeadamente em Educação e Formação de Adultos);
  • Conhecimento dos princípios básicos da Pedagogia e da Andragogia;
  • Boa capacidade de planificação, operacionalização e regulação do ensino/aprendizagem;
  • Capacidade de adaptação e disponibilidade para a mudança;
  • Domínio da utilização educativa das TIC;
  • Frequência do Mestrado em TIC e Educação;
  • Cultura geral relativamente ampla e diversificada;
  • Capacidade de aprendizagem;
  • Iniciativa e empreendedorismo.

 

FRAQUEZAS - os meus pontos fracos que podem influenciar negativamente o meu desempenho

  • Dispersão de interesses e atividades;
  • Desmotivação face à deficiente qualidade de trabalho de alguns formandos;
  • Deficiente adaptação a tarefas rotineiras;
  • Dificuldade de ambientação em grandes audiências.

 

OPORTUNIDADES - fatores ambientacionais  favoráveis ao meu desenvolvimento profissional

  • Boas condições de trabalho em termos de salas e equipamentos ;
  • Muito bom ambiente de trabalho entre a equipa do CNO Cacilhas;
  • Dinâmica da equipa pedagógica e desenvolvimento de um trabalho colaborativo;
  • Respeito pela autonomia e fomento da liberdade com responsabilidade profissional;
  • Interesse e pertinência do Refencial de Competências-chave de Educação e Formação de Adultos.

 

AMEAÇAS - fatores ambientacionais que podem ser um obstáculo ao meu desenvolvimento profissional

  • Não existência de outro(s) formador(es) de CP na equipa do CNO Cacilhas que permita o confroto de ideias;
  • Excessivo volume de trabalho;
  • Atitude preconceituosa, estereotipada e destrutiva de muitos professores e de muitos elementos da sociedade, face ao Programa Novas Oportunidades, em geral, e ao Processo de RVCC, em particular.

 

Uma análise sumária permite verificar que o maior número de ocorrências se distribui pelos quadrantes FORÇAS e OPORTUNIDADES, ou seja, os fatores favoráveis a um desempenho profissional com elevados níveis de proficiência, são em maior número que os obstáculos. O ambiente é favorável, o resto depende de mim...

 

________________________________________________________________

Menu do Portfolio de Avaliação de Desempenho Docente:

Autodiagnóstico

Atividade profissional desenvolvida

- Dimensaão profissional, social e ética

- Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem

- Participação na escola e relação com a comunidade educativa

- Desenvolvimento e formação profissional ao longo da vida

Contributo para os objetivos e metas da Escola

Análise pessoal e balanço sobre as atividades letivas e não letivas

Formação realizada e seus benefícios para a prática letiva

Identificação de necessidades de formação

Observação da componente letiva