Aprendizagem com as TIC

À partida esta unidade curricular afigurava-se-me estruturante, não apenas no âmbito do Curso de Mestrado, mas também no âmbito mais abrangente da minha atividade profissional. No fundo, o objetivo central desta unidade é a reflexão sobre os processos de ensino/aprendizagem e sobre a mais-valia que as TIC podem e devem representar para os mesmos.

As expectativas iniciais não foram goradas. Foi uma oportunidade de recordar e refletir sobre as principais abordagens à aprendizagem, e sobre as teorias instrutivas, nomeadamente a instrucionista e a construtivista e de as relacionar com a integração curricular das TIC.

E conteve também uma aprendizagem paralela sobre o trabalho em grupo. Neste caso uma aprendizagem pela negativa, uma vez que a dinâmica do grupo a que pertencia não foi a melhor (para não dizer que foi má…) e, concomitantemente, o produto do trabalho também foi deficiente. Curiosamente, no meu ponto de vista o tema do trabalho revestia-se de muito interesse – “Ensino Presencial, B-Learning e E-Learning” e, realmente, a única coisa que falhou foi a dinâmica de grupo que não funcionou enquanto tal, mas como uma colagem mal conseguida de trabalhos individuais. A este facto não são certamente alheias questões como a dimensão do grupo (5 elementos) e a forma como este se constituiu...

Para compensar, investi bastante no trabalho individual, tendo obtido um resultado bem mais satisfatório.

Entre os restantes trabalhos de grupo apresentados pelos colegas, chamaram-me a atenção os que se debruçaram sobre a Teoria da Carga Cognitiva e Aprendizagem Multimédia e sobre o Modelo Instrutivo 4C-ID para Aprendizagens Complexas, que desconhecia, mas que considero valer a pena explorar com mais pormenor.


Ensino Presencial, B-Learning e E-Learning (trabalho de grupo)
Evidenciação de Competências de Cidadania e Profissionalidade - guião de atividades (trabalho individual)