
Formação a Distância e E-learning
Reconheço que as minhas expetativas com esta Unidade Curricular eram muito elevadas.
Tenho algum trabalho desenvolvido em matéria de formação a distância (como é possível constatar na página projeTIC) que envolveu na altura alguma (muita…) investigação que foi, no entanto, conduzida sobretudo por mim e de uma forma que reconheço algo desconexa, muito assente numa perspetiva empírica e sem a supervisão e o enquadramento teórico de verdadeiros especialistas.
Encarei a frequência desta unidade como uma oportunidade de colmatar essas lacunas, todavia, findo o percurso de aprendizagem, o balanço é positivo mas algo aquém das expetativas iniciais.
Constituiu no entanto uma oportunidade de recordar e consolidar conceitos e de corrigir conceções alternativas que fui formando ao longo do tempo e esse foi o aspeto mais positivo. Também devo realçar a importância de algumas leituras que efetuei, bem como a partilha de ideias proporcionada pelos fóruns de discussão e a visão panorâmica sobre algumas aplicações Web para eLearning. Saliento os temas que mais interesse me despertaram: o tema 2 (conceito de eLearning), o tema 5 (Net-generation, Novas Perspetivas sobre a Aprendizagem) e o tema aberto (Personal Learning Environments) cujo conteúdo, aliás, propus em conjunto com outros colegas.
Como aspetos mais negativos aponto o facto de esta unidade curricular não ter contemplado trabalho a distância; por outro lado, a calendarização (de 24 de setembro a 29 de Outubro) e a duração das sessões (5 horas), que me pareceram absolutamente contraproducentes.
Trabalhos produzidos: