Concepção Educativa de Recursos Multimédia para a WWW

Reflexão pessoal sobre o percurso de aprendizagem na Unidade Curricular

 

Foi, sobretudo, um espaço e um tempo para experimentar ferramentas novas e recordar outras que já conhecia. Mas, mais importante que dominar a técnica, é a concepção e produção de recursos pedagógicos digitais distribuídos pela internet, que possam constituir um valor acrescentado aos processos de ensino/aprendizagem. Esta foi, aliás, a pedra angular da condução dos trabalhos pelos professores.

Saliento a exploração das seguintes ferramentas:

https://www.webnode.pt/  Plataforma de gestão de conteúdos
https://www.wix.com/  Plataforma de gestão de conteúdos
https://voicethread.com/  Plataforma para partilha de áudio, vídeo, documentos, etc
https://www.blogger.com/  Plataforma de criação de Blogs
https://www.youtube.com/  Plataforma para partilha de vídeos
https://www.wikispaces.com/  Plataforma para criação de Wikis
https://hotpot.uvic.ca/  Aplicações para criação de actividades pedagógicas
https://webquest.org/index.php  Recursos para construção de Webquests

Como trabalho final desenvolvi em conjunto com os colegas Teresa Ramirez, Lázaro Melo e Carlos Vicente um website com um conjunto integrado de recursos e actividades que foi concebido no âmbito desta Unidade Curricular, mas que foi implementado num contexto real - este website corporiza o projecto Novas Oportunidades a Ler+, desenvolvido pelo CNO Cacilhas e que se encontra em: https://unilit.webnode.com.pt/. A divulgação do projecto de trabalho à turma foi feita com suporte numa apresentação electrónica que foi igualmente elaborada pelo grupo.


O trabalho em grupo é sempre gratificante, mas este revelou-se particularmente enriquecedor dada a diversidade de experiências dos elementos do grupo, bem como da sua multiculturalidade, uma vez que o Lázaro é de nacionalidade brasileira e o Carlos residiu e trabalhou durante 30 anos no Luxemburgo; o Carlos é professor de Língua Portuguesa, o Lázaro de Língua Francesa, a Teresa de Matemática e eu de Geografia.
Por outro lado, a partilha de experiências em grande grupo também se revelou muito importante, pois foi uma oportunidade de observar soluções, desenvolver ideias ou simplesmente contactar com outras ferramentas exploradas pelos colegas. Quanto a este aspecto aponto como menos positivo a reduzida interacção através da plataforma Moodle, facto cuja imputabilidade também se me deve em parte.
Uma referência final aos professores que, ao invés de “ensinarem” incentivaram a aprendizagem e revelaram interesse e disponibilidade para ajudar a ultrapassar as pequenas dificuldades que foram surgindo.


Em conclusão, o trabalho que desenvolvi foi profícuo e constituiu uma mais-valia para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.