
TIC e trabalho de projecto
Uma turma com apenas cinco alunos é, por si só, um desafio, sobretudo para o professor, no caso a Professora Guilhermina Miranda, encarregue de dinamizar o estudo, a reflexão, com um grupo tão pequeno. E foi da sua parte que surgiu o segundo desafio: uma vez que já há bastante investigação sobre a metodologia de projecto e o contributo das TIC no desenvolvimento da mesma, porque não utilizar as próprias TIC para produzir objectos de aprendizagem – nomeadamente vídeos de curta duração disponibilizados na plataforma Youtube – que em breves minutos, de uma forma dinâmica e em língua portuguesa, informem e suscitem a reflexão sobre o projecto pedagógico/educativo.
Aceite este 2º desafio, o grupo foi dividido em 3 equipas de trabalho, tendo eu e a minha colega Teresa Ramirez ficado encarregues de conceber, produzir e realizar um vídeo intitulado “O que é um Projecto Educativo?”.
E partimos para o 3º desafio: como é que em cerca de 4 minutos se diz tudo quanto há a dizer de importante sobre o projecto educativo? Definimos então a seguinte estratégia de trabalho:
- Fazer uma revisão de literatura sobre o conceito de projecto, sobre a evolução do projecto em contexto educativo e sobre a metodologia de implementação do projecto educativo;
- Seleccionar a informação que se considera fundamental fazer parte da mensagem;
- Produzir um guião pormenorizado, quanto às sequências de vídeo, de imagens, de fundo musical e quanto à sequência da narrativa;
- Providenciar os equipamentos necessários e efectuar contactos com professores e alunos do 12º Ano da ES Cacilhas-Tejo; efectuar os pedidos de autorização de utilização das imagens aos participantes, em particular aos alunos menores de idade, bem como à direcção da Escola;
- Efectuar testes de utilização dos equipamentos de áudio e vídeo;
- Efectuar a captação de sequências de vídeo com a colaboração dos professores e alunos que, previamente, tinham estudado o guião do vídeo;
- Efectuar a captação de outras sequências de vídeo e a recolha das imagens necessárias;
- Efectuar a montagem das sequências de vídeo e imagens de acordo com o guião.
- Efectuar a gravação da narração e a mistura do áudio e do vídeo.
A realização do vídeo implicou a consolidação/aprofundamento das minhas concepções iniciais sobre o Projecto Educativo e o desenvolvimento de competências técnicas ao nível da produção áudio e vídeo que, inclusivamente utilizei na produção de outros recursos educativos. As aulas, funcionaram sobretudo como sessões de trabalho que proporcionaram momentos de reflexão dinâmicos e interessantes que foram complementados pela interacção a distância. Agradou-me particularmente a autonomia com que, em conjunto com a colega Teresa, pude gerir o trabalho desenvolvido e o balanço geral que faço desta Unidade Curricular é muito positivo.
Solicitação de autorização de utilização de imagens aos encarregados de educação