
atividade desenvolvida - desenvolvimento do ensino e da aprendizagem
Embora o Processo de RVCC não constitua propriamente um processo de ensino/aprendizagem, mas de reconhecimento e validação de competências adquiridas em contextos, informais, não formais e formais, ele contempla uma componente formativa que é desenvolvida sobretudo autonomamente. Nesse sentido, requere a construção de um conjunto de recursos que ajudem os adultos a desenvolver algumas competênciase/ou a consciencializar e evidenciar competências adquiridas.
Saliento algumas das atividades e materiais educativos/formativos que concebi ou em cuja conceção participei:
- Reformulação do Guião de Cidadania e Profissionalidade (cuja primeira versão concebi em 2008) de apoio ao processo RVCC - Secundário;
- Conceção conjunta com as formadoras do Processo RVCC - Secundário do Guião de STC/CLC;
- Produção do vídeo Cidadania e Profissionalidade de apoio ao Processo RVCC - Secundário;
- Conceção e dinamização do Blog CID+ (comunidade de prática de Cidadania e Profissionalidade).
- Planificação, operacionalização e regulação (em conjunto com as formadores de CLC e STC) da metodologia de desenvolvimento do Processo RVCC implementada em 2010.
- Apresentações eletrónicas de apoio ao desenvolvimento das duas primeiras sessões de reconhecimento decompetências de Cidadania e profissionalidade:
- Sessão 1
- Sessão 2
________________________________________________________________
Menu do Portfolio de Avaliação de Desempenho Docente:
Atividade profissional desenvolvida
- Dimensaão profissional, social e ética
- Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem
- Participação na escola e relação com a comunidade educativa
- Desenvolvimento e formação profissional ao longo da vida
Contributo para os objetivos e metas da Escola
Análise pessoal e balanço sobre as atividades letivas e não letivas
Formação realizada e seus benefícios para a prática letiva
Identificação de necessidades de formação
Observação da componente letiva