atividade desenvolvida - dimensão profissional, social e ética

Nesta secção, refiro algumas leituras que efetuei e que considero terem relevância para a minha prática profissional. Creio que esta referência se justifica porque a leitura, faculta a reflexão e desenvolve o suporte teórico que deve alicerçar o desempenho de um docente. Os dois primeiros títulos, abordam questões de natureza didática. Os segundos, abordam temáticas que se relacionam com o Referêncial de Competências-chave de Cidadania e Profissionalidade (Nível Secundário).

 

Quintas, H., (2008). EDUCAÇÃO DE ADULTOS: VIDA NO CURRÍCULO, CURRÍCULO NA VIDA. Lisboa: Agência Nacional para a Qualificação.

Investigação realizada no âmbito de Cursos EFA em que foi estudado o processo de construção curricular que é desenvolvido neste modelo educativo e formativo e, simultaneamente, avaliado o desenvolvimento profissional dos formadores que nele intervieram. Contém informação muito interessante, da qual saliento os novos contextos de aprendizagem, os modelos de educação e formação de adultos, os processos de aprendizagem dos adultos e a planificação de atividades de ensino/aprendizagem para adultos.

  

Costa, F. e Laranjeiro, M. (2008). E-PORTFOLIO IN EDUCATION; PRACTICES AND REFLECTIONS. Sintra: Associação de Professores de Sintra.

Reflexões sobre as potencialidades da utilização educativa dos portfolios digitais, numa perspetiva de desenvolvimento pessoal e profissional dos professores. O portfolio como metodologia de trabalho e avaliação num novo paradigma de Escola adaptado à sociedade em rede e aos novos contextos de ensino/aprendizagem.

 

Neves, J., (Coordenação) (2010). COMO SE FAZ UM POVO. Lisboa: Tinta da China

Conjunto de ensaios sobre a construção da identidade nacional, a história da formação do conceito de povo português e sobre as caraterísticas e atributos do mesmo.

 

Smith, R. , (2010). Pequeno Almoço com Sócrates, Lua de Papel.

O pensamento filosófico e os grandes pensadores da humanidade relacionados com situações práticas do quotidiano do cidadão comum.

 

 ________________________________________________________________

Menu do Portfolio de Avaliação de Desempenho Docente:

Autodiagnóstico

Atividade profissional desenvolvida

- Dimensaão profissional, social e ética

- Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem

- Participação na escola e relação com a comunidade educativa

- Desenvolvimento e formação profissional ao longo da vida

Contributo para os objetivos e metas da Escola

Análise pessoal e balanço sobre as atividades letivas e não letivas

Formação realizada e seus benefícios para a prática letiva

Identificação de necessidades de formação

Observação da componente letiva