desempenho docente

"A educação ao longo de toda a vida baseia-se em quatro pilares: aprender a conhecer,  aprender a fazer,  aprender a viver juntos, aprender a ser. (...) Numa altura em que os sistemas educativos formais tendem a privilegiar  o  acesso  ao  conhecimento,  em  detrimento  doutras formas de aprendizagem,  importa conceber a educação como  um todo.  Esta perspetiva deve, de futuro,  inspirar e orientar as reformas educativas, tanto ao nível da elaboração de programas como da definição de políticas pedagógicas."

   

Educação: Um Tesouro a Descobrir

Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Séc. XXI

 


FÓRUM - Portfolio de desempenho docente

Data: 24-11-2014

De: João Raimundo

Assunto: Constatação

Aparentemente, este assunto já despertou mais interesse... Certamente, já me despertou mais interesse!...
Sinais dos tempos; na Escola, no país...

—————

Data: 04-07-2013

De: João Raimundo

Assunto: Ainda o modelo de ADD...

Há muitas luas (dois anos!) afirmei aqui que o ”modelo de avaliação, não seria perfeito mas eu acho que melhorado e desenvolvido com um espírito que nunca (ou quase nunca) reinou entre os diferentes intervenientes, poderia contribuir para a autoregulação do sistema e para melhorar a proficiência dos professores.”

Passado este tempo e depois de experienciar, ainda que indiretamente, o “novo” modelo de avaliação, continuo a pensar o mesmo. E acrescento:

A ideia de que este modelo é mais isento por causa da avaliação externa é uma falácia; o outro modelo assentava numa perspetiva formativa, este assenta numa perspetiva de progressão na carreira e, como esta parece estar congelada ad aeternum, é no mínimo anacrónico…

E termino dizendo que alguns de nós, os professores, pensávamos que nos estávamos a benzer e partimos o nariz!

Siga marinha…

—————

Data: 18-11-2011

De: Rui

Assunto: Arredondamento na classificação

Boa noite,
na pontuação final da minha avaliação obtive 7,871 e na proposta de classificação final o meu avaliador deu-me 7,8. O arredondamento não deveria ser 7,9? O que me foi dito foi que o o sistema assume o arredondamento para baixo.
Quem me pode tirar esta dúvida?

Cumprimentos

—————

Data: 05-12-2011

De: João Raimundo

Assunto: Re:Arredondamento na classificação

Rui, o atraso com que lhe respondo não tem desculpa, ainda assim aqui fica o pedido...
Pois, eu não sei nada sobre isso. Na verdade nunca me preocupei muito (nada!) com essas questões mais administrativas. Mas a legislação que suportava a avaliação deve ter isso contemplado.

—————

Data: 29-10-2011

De: João Raimundo

Assunto: Morreu a avaliação... viva a avaliação!

Processo concluído, avaliação feita. Este modelo de avaliação, não seria perfeito mas eu acho que melhorado e desenvolvido com um espírito que nunca (ou quase nunca) reinou entre os diferentes intervenientes, poderia contribuir para a autoregulação do sistema e para melhorar a proficiência dos professores.
Mas isso já não é matéria de discussão. Agora estou curioso de ver como vai ser na prática o próximo modelo...

—————